fbpx

A Magia da Literatura Infantil

Durante as férias que se aproximam, gostaríamos de convidar-vos a embarcar numa viagem mágica pelo mundo dos livros.

Sabemos que a literatura infantil tem o poder de transportar as crianças para mundos fantásticos, repletos de emoções e descobertas.

A cada história, descobrem novos sentimentos, aprendem valores importantes e encontram pequenos tesouros de sabedoria que as acompanham ao longo da vida.

Mais do que simples narrativas, os livros infantis são pontes para a curiosidade, a criatividade e o infinito mundo da imaginação.

Ler em família fortalece os vínculos entre pais e filhos, ajuda as crianças a lidar com as emoções, expande os horizontes, desperta a imaginação, e favorece a compreensão da linguagem (escrita e oral) e da memorização. Tudo isto enquanto transforma momentos simples em memórias inesquecíveis.

PY1-Alfredo-14

Mesmo quando já conseguem ler sozinhas (o que deve ser estimulado) a leitura em voz alta é muito benéfica até aos 11/12 anos.

A literatura infantil tem um impacto positivo no desenvolvimento do reconhecimento e expressão de emoções, nas competências socio-emocionais, nomeadamente na empatia.

Mais do que a quantidade de livros lidos, importa a sua qualidade e, sobretudo, a forma como a leitura é feita e a conversa que se estabelece à volta da história, este diálogo é essencial para a expansão da sua compreensão.

Perguntas como:

  • Porque é que esta personagem está com esta cara/expressão?
  • Consegues fazer esta cara?
  • Como se chama essa emoção?
  • Porque é que esta personagem está triste/feliz?
  • Será esta uma boa maneira de expressar o que está a sentir? Porquê?
  • Será que podia ter feito alguma coisa diferente para se sentir de outra forma? Conheces alguém que se sinta como esta personagem?
  • O que poderias fazer para o(a) apoiar?
  • Já te sentiste assim? Como resolveste? Alguém te ajudou?

 

A leitura mediada em conjunto com o diálogo ajuda a criança a perceber diferentes pontos de vista, a preocupar-se com o que acontece aos outros, aumentando os comportamentos de partilha e diminuindo os comportamentos agressivos.

Ao integrar aspetos cognitivos e afetivos, a leitura mediada influencia o desenvolvimento da inteligência emocional das crianças.

Para ajudar nesta missão, a nossa equipa selecionou alguns livros maravilhosos que aqui ficam como sugestão:

Creche:

  • “The tiger who came for tea.” – Judith Kerr
  • “Baby bear, baby bear, what do you see?” – Bill Martin
  • “A Lagartinha Muito Comilona” – Eric Carle
  • “O cuquedo” – Clara Cunha
  • “Peek-a-who too?” – Elsa Mroziewicz
  • “Rain, rain, go away!” – Caroline Church
  • “Chiu! Temos um plano.” – Chris Haughton
  • “Oh no, George!” – Chris Haughton
  • “Um elefante que balançava.” – Marianne Dubuc
  • “Sr. Caracol” – Emilia Nor
  • “Beautiful Oops!” –  Barney Saltzberg
  • “Pete the Cat – the wheels on the bus” – Eric Litwin
  • “The rabbit listened” – Cori Doerrfeld
  • “O macaco rabugento” – Suzanne Lang

Jardim de Infância

  • “The hug” – Eoin Mclaughlin
  • “A melhor sopa do mundo” – Susanna Isern
  • “João Timoneiro” – Madalena Moniz
  • “I am a tiger” – Karl Newson
  • “This is not a book” – Meagan bennett by artist Jean Jullien
  • “Um dragão em brasa” – Robert Starling
  • “O que fazer com uma ideia?” Kobi Yamada
  • “Charlie chooses” – Lou Peacock
  • “We’re going on a bear hunt” – Michael Wayne Rosen
  • “Shark on the park” – Nick Sharratt
  • “Não!” – Tracey Corderoy;
  • “I am human” – Susan Verde
  • “A squash and a squeeze” – Julia Donaldson
  • “What we’ll build” – Oliver Jeffers
  • “De que cor é um beijinho?” – Rocio Bonilla
  • “A que sabe a lua?” – Michael Grejniec
  • “I just want to say goodnight” – Rachel Isadora
  • “Dear Zoo” – Rod Campbell
  • “Handa´s Surprise” – Eileen Browne
  • “O peso das palavras” – Luísa Sobral

Primeiro Ciclo:

  • “Giraffes can’t dance” – Giles Andreae
  • “Um tigre no jardim” – Lizzy Stewart
  • “Depois da chuva vem o arco-íris” – Smriti Halls
  • “Um tigre no hotel” – Sam Sharland
  • “Stricly no elephants” – Lisa Mantchev
  • “Os sentimentos mudam como o Rio” – Tom Percival
  • “We´re all wonders” – R. J. Palacio
  • “Dogs don´t do ballet” – Anna Kemp
  • “Histórias sobre empatia” – Rocio Bonilla
  • “The gruffalo” – Julia Donaldson
  • “A sick day for Amos McGee” – Philip C. Stead
  • “Last stop on the market” – Matt de la Peña
  • “Hey, little ant” – Hannah Hoose
  • “The most magnificient thing” – Ashley Spires
  • “O segredo do rio” – Miguel Sousa Tavares

Que este período de descanso seja recheado de momentos mágicos e aventuras inesquecíveis entre páginas e palavras!

Partilha este artigo

Outros artigos