Durante as férias que se aproximam, gostaríamos de convidar-vos a embarcar numa viagem mágica pelo mundo dos livros.
Sabemos que a literatura infantil tem o poder de transportar as crianças para mundos fantásticos, repletos de emoções e descobertas.
A cada história, descobrem novos sentimentos, aprendem valores importantes e encontram pequenos tesouros de sabedoria que as acompanham ao longo da vida.
Mais do que simples narrativas, os livros infantis são pontes para a curiosidade, a criatividade e o infinito mundo da imaginação.
Ler em família fortalece os vínculos entre pais e filhos, ajuda as crianças a lidar com as emoções, expande os horizontes, desperta a imaginação, e favorece a compreensão da linguagem (escrita e oral) e da memorização. Tudo isto enquanto transforma momentos simples em memórias inesquecíveis.
Mesmo quando já conseguem ler sozinhas (o que deve ser estimulado) a leitura em voz alta é muito benéfica até aos 11/12 anos.
A literatura infantil tem um impacto positivo no desenvolvimento do reconhecimento e expressão de emoções, nas competências socio-emocionais, nomeadamente na empatia.
Mais do que a quantidade de livros lidos, importa a sua qualidade e, sobretudo, a forma como a leitura é feita e a conversa que se estabelece à volta da história, este diálogo é essencial para a expansão da sua compreensão.
Perguntas como:
- Porque é que esta personagem está com esta cara/expressão?
- Consegues fazer esta cara?
- Como se chama essa emoção?
- Porque é que esta personagem está triste/feliz?
- Será esta uma boa maneira de expressar o que está a sentir? Porquê?
- Será que podia ter feito alguma coisa diferente para se sentir de outra forma? Conheces alguém que se sinta como esta personagem?
- O que poderias fazer para o(a) apoiar?
- Já te sentiste assim? Como resolveste? Alguém te ajudou?
A leitura mediada em conjunto com o diálogo ajuda a criança a perceber diferentes pontos de vista, a preocupar-se com o que acontece aos outros, aumentando os comportamentos de partilha e diminuindo os comportamentos agressivos.
Ao integrar aspetos cognitivos e afetivos, a leitura mediada influencia o desenvolvimento da inteligência emocional das crianças.
Para ajudar nesta missão, a nossa equipa selecionou alguns livros maravilhosos que aqui ficam como sugestão:
Creche:
- “The tiger who came for tea.” – Judith Kerr
- “Baby bear, baby bear, what do you see?” – Bill Martin
- “A Lagartinha Muito Comilona” – Eric Carle
- “O cuquedo” – Clara Cunha
- “Peek-a-who too?” – Elsa Mroziewicz
- “Rain, rain, go away!” – Caroline Church
- “Chiu! Temos um plano.” – Chris Haughton
- “Oh no, George!” – Chris Haughton
- “Um elefante que balançava.” – Marianne Dubuc
- “Sr. Caracol” – Emilia Nor
- “Beautiful Oops!” – Barney Saltzberg
- “Pete the Cat – the wheels on the bus” – Eric Litwin
- “The rabbit listened” – Cori Doerrfeld
- “O macaco rabugento” – Suzanne Lang
Jardim de Infância
- “The hug” – Eoin Mclaughlin
- “A melhor sopa do mundo” – Susanna Isern
- “João Timoneiro” – Madalena Moniz
- “I am a tiger” – Karl Newson
- “This is not a book” – Meagan bennett by artist Jean Jullien
- “Um dragão em brasa” – Robert Starling
- “O que fazer com uma ideia?” Kobi Yamada
- “Charlie chooses” – Lou Peacock
- “We’re going on a bear hunt” – Michael Wayne Rosen
- “Shark on the park” – Nick Sharratt
- “Não!” – Tracey Corderoy;
- “I am human” – Susan Verde
- “A squash and a squeeze” – Julia Donaldson
- “What we’ll build” – Oliver Jeffers
- “De que cor é um beijinho?” – Rocio Bonilla
- “A que sabe a lua?” – Michael Grejniec
- “I just want to say goodnight” – Rachel Isadora
- “Dear Zoo” – Rod Campbell
- “Handa´s Surprise” – Eileen Browne
- “O peso das palavras” – Luísa Sobral
Primeiro Ciclo:
- “Giraffes can’t dance” – Giles Andreae
- “Um tigre no jardim” – Lizzy Stewart
- “Depois da chuva vem o arco-íris” – Smriti Halls
- “Um tigre no hotel” – Sam Sharland
- “Stricly no elephants” – Lisa Mantchev
- “Os sentimentos mudam como o Rio” – Tom Percival
- “We´re all wonders” – R. J. Palacio
- “Dogs don´t do ballet” – Anna Kemp
- “Histórias sobre empatia” – Rocio Bonilla
- “The gruffalo” – Julia Donaldson
- “A sick day for Amos McGee” – Philip C. Stead
- “Last stop on the market” – Matt de la Peña
- “Hey, little ant” – Hannah Hoose
- “The most magnificient thing” – Ashley Spires
- “O segredo do rio” – Miguel Sousa Tavares
Que este período de descanso seja recheado de momentos mágicos e aventuras inesquecíveis entre páginas e palavras!

