fbpx

AIS Curriculum

Matriz Identitária

O AIS apresenta um curriculum que procura responder às necessidades educativas de cada criança, favorecendo a aprendizagem num contexto bilingue e de inovação pedagógica, que privilegia o contacto com a Natureza e a exploração da individualidade, do meio envolvente e dos meios digitais. Um currículo construído a pensar na felicidade das nossas crianças.

Metodologias Ativas de Aprendizagem

Implementamos metodologias de aprendizagem ativa, por meio de um conjunto de experiências educativas com foco nos alunos que valorizam a sua responsabilidade/autonomia e envolvimento. Estes processos são desenvolvidos através do trabalho por projetos, da realização de experiências, da resolução de problemas, da resposta a desafios e da mobilização de outras estratégias que permitam às crianças dar sentido ao que aprendem, contextualizando as aprendizagens e integrando-as com outros conhecimentos.

Ao promover este trabalho coletivo, desenvolvemos a inteligência interpessoal e os princípios e práticas da colaboração e da comunicação. Desta forma, também incutimos dinâmicas e valores comunitários, bem como os princípios da partilha, da igualdade, do respeito e da cooperação.

Currículo Internacional

Acreditamos que a imersão num ambiente bilingue cria novas oportunidades para os nossos alunos. No final do 1º ciclo, damos a todos os nossos alunos a opção de prosseguirem um plano curricular português ou um plano curricular totalmente internacional.

Somos atualmente uma escola candidata à certificação Cambridge e esperamos, no futuro, a partir do 5º ano, oferecer este percurso de ensino internacional, que culminará, eventualmente, na realização dos IGCSE (Certificado Geral Internacional do Ensino Secundário), seguindo-se o Diploma Programme do International Baccalaureate. Com isso, iremos disponibilizar diversos percursos aos nossos alunos, para que possam escolher o que melhor se adequa às suas ambições para o futuro.

Bilinguismo

A nossa escola promove junto dos alunos a proficiência linguística e a literacia intercultural pela proposta de frequência de um plano curricular bilingue, promovido pelo Ministério da Educação português, mas complementado pelo plano curricular para o 1º ciclo proposto por Cambridge.

O nosso objetivo é o de desenvolver todas as dimensões da criança, em linha com os ideais e com os valores de cada família. Em cada valência, os nossos alunos contam com a presença, em sala de aula, de um corpo docente composto tanto por falantes nativos de inglês como por falantes nativos de português.

AIS Nature & Farm

Dispomos de um espaço exterior concebido para proporcionar às crianças uma série de experiências e recursos inspiradores e desafiantes. As competências que adquirem na “Quinta Pedagógica AIS” são transferidas para a sala de aula, criando nas crianças uma atitude positiva e alegre em relação à aprendizagem.

Neste espaço quem lidera são as crianças e os profissionais de educação encorajam-nas ao invés de as limitar. Esta abordagem oferece às crianças tempo e espaço para brincarem, para se reconectarem com a Natureza e o meio envolvente, para aprenderem a correr riscos e se aventurarem.

À Descoberta

Do eu: guiamos os nossos alunos para que ganhem consciência de si próprios. Num mundo em constante mudança, reconhecer a importância do autoconhecimento, do pensamento crítico, da resiliência, da colaboração e de como lidar com situações de conflito é crucial para o bem-estar e para a felicidade dos nossos alunos.

Do meio: estimulamos as competências de desenvolvimento socioemocional das crianças, bem como as competências de comunicação, colaboração, perseverança e espírito crítico, entre outras que são essenciais para que as crianças cresçam de forma harmoniosa e com confiança.

Do digital: incentivamos constantemente a inovação nas práticas educativas para melhoria da aprendizagem, com recurso às muitas possibilidades oferecidas pelo uso da tecnologia. Sempre tendo em consideração as características, a idade e o nível de desenvolvimento, os alunos são desafiados, em ambientes estimulantes e enriquecedores, a explorar o mundo digital, a programação, o pensamento computacional e a robótica.

Expressões Artísticas

Compreendendo a Arte como uma manifestação da necessidade humana de nos expressarmos, promovemos a criatividade e a imaginação em todas as formas de expressão artística, enquanto fator estimulante e construtivo durante todas as fases do desenvolvimento infantil. Através da Arte, a criança interpreta, cria e imagina!

Felicidade

No AIS, a felicidade das crianças é a nossa prioridade. Partilhamos com as famílias o privilégio de as ver crescer e o profundo amor com que queremos educá-las, para que se desenvolvam física, intelectual e emocionalmente.

Admissões

Inscrições para o ano letivo 2024-25