O AIS apresenta um curriculum que procura responder às necessidades educativas de cada criança, favorecendo a aprendizagem num contexto bilingue e de inovação pedagógica, que privilegia o contacto com a Natureza e a exploração da individualidade, do meio envolvente e dos meios digitais. Um currículo construído a pensar na felicidade das nossas crianças.
Implementamos metodologias de aprendizagem ativa, por meio de um conjunto de experiências educativas com foco nos alunos que valorizam a sua responsabilidade/autonomia e envolvimento. Estes processos são desenvolvidos através do trabalho por projetos, da realização de experiências, da resolução de problemas, da resposta a desafios e da mobilização de outras estratégias que permitam às crianças dar sentido ao que aprendem, contextualizando as aprendizagens e integrando-as com outros conhecimentos.
Ao promover este trabalho coletivo, desenvolvemos a inteligência interpessoal e os princípios e práticas da colaboração e da comunicação. Desta forma, também incutimos dinâmicas e valores comunitários, bem como os princípios da partilha, da igualdade, do respeito e da cooperação.
Acreditamos que a imersão num ambiente bilingue cria novas oportunidades para os nossos alunos. No final do 1º ciclo, damos a todos os nossos alunos a opção de prosseguirem um plano curricular português ou um plano curricular totalmente internacional.
Somos atualmente uma escola candidata à certificação Cambridge e esperamos, no futuro, a partir do 5º ano, oferecer este percurso de ensino internacional, que culminará, eventualmente, na realização dos IGCSE (Certificado Geral Internacional do Ensino Secundário), seguindo-se o Diploma Programme do International Baccalaureate. Com isso, iremos disponibilizar diversos percursos aos nossos alunos, para que possam escolher o que melhor se adequa às suas ambições para o futuro.
A nossa escola promove junto dos alunos a proficiência linguística e a literacia intercultural pela proposta de frequência de um plano curricular bilingue, promovido pelo Ministério da Educação português, mas complementado pelo plano curricular para o 1º ciclo proposto por Cambridge.
O nosso objetivo é o de desenvolver todas as dimensões da criança, em linha com os ideais e com os valores de cada família. Em cada valência, os nossos alunos contam com a presença, em sala de aula, de um corpo docente composto tanto por falantes nativos de inglês como por falantes nativos de português.
Dispomos de um espaço exterior concebido para proporcionar às crianças uma série de experiências e recursos inspiradores e desafiantes. As competências que adquirem na “Quinta Pedagógica AIS” são transferidas para a sala de aula, criando nas crianças uma atitude positiva e alegre em relação à aprendizagem.
Neste espaço quem lidera são as crianças e os profissionais de educação encorajam-nas ao invés de as limitar. Esta abordagem oferece às crianças tempo e espaço para brincarem, para se reconectarem com a Natureza e o meio envolvente, para aprenderem a correr riscos e se aventurarem.
Do eu: guiamos os nossos alunos para que ganhem consciência de si próprios. Num mundo em constante mudança, reconhecer a importância do autoconhecimento, do pensamento crítico, da resiliência, da colaboração e de como lidar com situações de conflito é crucial para o bem-estar e para a felicidade dos nossos alunos.
Do meio: estimulamos as competências de desenvolvimento socioemocional das crianças, bem como as competências de comunicação, colaboração, perseverança e espírito crítico, entre outras que são essenciais para que as crianças cresçam de forma harmoniosa e com confiança.
Do digital: incentivamos constantemente a inovação nas práticas educativas para melhoria da aprendizagem, com recurso às muitas possibilidades oferecidas pelo uso da tecnologia. Sempre tendo em consideração as características, a idade e o nível de desenvolvimento, os alunos são desafiados, em ambientes estimulantes e enriquecedores, a explorar o mundo digital, a programação, o pensamento computacional e a robótica.
Compreendendo a Arte como uma manifestação da necessidade humana de nos expressarmos, promovemos a criatividade e a imaginação em todas as formas de expressão artística, enquanto fator estimulante e construtivo durante todas as fases do desenvolvimento infantil. Através da Arte, a criança interpreta, cria e imagina!
No AIS, a felicidade das crianças é a nossa prioridade. Partilhamos com as famílias o privilégio de as ver crescer e o profundo amor com que queremos educá-las, para que se desenvolvam física, intelectual e emocionalmente.