No Almada International School, trabalhamos para criar um ambiente seguro e estimulante, onde as crianças crescem não só academicamente, mas também a nível social e emocional. Acreditamos que é essencial que desenvolvam competências que vão além do conhecimento académico, como a empatia, a resiliência e a autonomia.
Gostaríamos de partilhar duas ideias fundamentais que estão na base do nosso trabalho: Os pilares do (SEL – Social and Emotional Learning) e a diferença entre Growth Mindset e Fixed Mindset.
No Almada International School, trabalhamos para criar um ambiente seguro e estimulante, onde as crianças crescem não só academicamente, mas também a nível social e emocional. Acreditamos que é essencial que desenvolvam competências que vão além do conhecimento académico, como a empatia, a resiliência e a autonomia.
Gostaríamos de partilhar duas ideias fundamentais que estão na base do nosso trabalho: Os pilares do (SEL – Social and Emotional Learning) e a diferença entre Growth Mindset e Fixed Mindset.
O que é o SEL?
O SEL é um processo que ensina as crianças a reconhecer e a gerir as suas emoções, a tomar decisões responsáveis, a estabelecer relações positivas e a lidar com os desafios de forma saudável.
No contexto escolar, os pilares do SEL ajudam as crianças a desenvolver competências essenciais para a vida, como:
- Autoconsciência – A autoconsciência é a capacidade de uma criança reconhecer e compreender as suas próprias emoções, pensamentos e comportamentos. Conseguir perceber como se sente em diferentes situações e identificar o que está a acontecer dentro de si, de forma a poder reagir de maneira adequada. A autoconsciência é essencial para o desenvolvimento de uma autoestima saudável e para o autocontrolo.
- Autogestão – A autogestão é a competência de a criança gerir as suas emoções, pensamentos e comportamentos de forma eficaz, especialmente em situações desafiantes ou stressantes. Inclui a capacidade de controlar impulsos, definir e trabalhar para atingir objetivos, lidar com a frustração e manter a calma em momentos de stress. A autogestão é muito importante para ajudar as crianças a tomarem decisões mais ponderadas e a manterem-se focadas nas suas tarefas.
- Consciência Social – A consciência social refere-se à habilidade da criança compreender as emoções e necessidades dos outros. Trata-se de desenvolver empatia, ou seja, ter a capacidade de se colocar no lugar do outro. A consciência social também envolve o respeito pelas diferenças, a promoção de uma comunicação eficaz e a habilidade de trabalhar em grupo com cooperação e respeito.
- Relacionamentos Saudáveis – Ter relacionamentos saudáveis significa ser capaz de fazer amizades e manter boas relações com os pares, tratando-os com respeito e gentileza. As crianças que conseguem criar bons relacionamentos são capazes de comunicar clara e assertivamente o que sentem e pensam, e sabem ouvir os outros também.
- Tomada de Decisão Responsável – É a capacidade de a criança tomar decisões baseadas em valores éticos, tendo em conta as consequências das suas ações para si e para os outros.
Estes pilares são fundamentais para o desenvolvimento de competências emocionais. Em conjunto com o ensino académico, ajudam as crianças a viver o mundo com confiança, empatia e resiliência.
Growth Mindset vs Fixed Mindset: A Mentalidade que forma o Futuro
Hoje, gostaríamos de nos focar especialmente na diferença entre Growth Mindset e Fixed Mindset.
O que é Fixed Mindset?
O Fixed Mindset é a crença de que as habilidades e inteligência são naturais e não podem ser mudadas ou melhoradas. Crianças com mentalidade fixa tendem a evitar desafios e podem sentir-se desmotivadas quando erram, acreditando que não são “boas” o suficiente para melhorar em algo.
Exemplo de uma criança com Fixed Mindset: “Eu não sou bom em matemática, nunca vou ser.”
Como a mentalidade fixa pode limitar o potencial da criança?
- Evita desafios: A criança pode preferir tarefas fáceis, onde não tem risco de falhar.
- Desmotiva diante de erros: Em vez de aprender com os erros, a criança pode desmotivar e desistir facilmente.
- Foco nas comparações: Crianças com mentalidade fixa podem sentir-se inferiorizadas quando se comparam com os outros.
O que é o Growth Mindset?
O Growth Mindset é a crença de que as habilidades e inteligência podem ser desenvolvidas através de esforço, dedicação e aprendizagem contínua. Quando uma criança adota uma mentalidade de crescimento, ela vê os desafios como oportunidades para aprender e melhorar. Se falhar, entende que o erro faz parte do processo e que pode sempre tentar outra vez e melhorar.
Exemplo de uma criança com Growth Mindset: “Eu não consegui resolver este problema hoje, mas com mais prática e esforço, vou conseguir!”
Como podemos ajudar os nossos filhos a desenvolverem uma mentalidade de crescimento?
- Encorajando o esforço: O foco deve estar no esforço que a criança faz e não apenas no resultado. Devemos elogiar o esforço e a persistência da criança.
- Aceitar os erros como parte da aprendizagem: Ensinar a criança que errar não é um problema, mas sim uma oportunidade para aprender.
- Fazer perguntas abertas: Estimular a criança a refletir sobre como pode fazer as coisas de forma diferente da próxima vez.
- Fazer elogios inteligentes: Elogiar o processo e não apenas o talento. “Estou muito orgulhoso(a) de como continuaste a tentar, apesar das dificuldades”.
O SEL e o Growth Mindset são componentes cruciais no desenvolvimento das crianças. Ao incentivarmos uma mentalidade de crescimento, estamos a preparar as nossas crianças para uma vida de aprendizagem contínua, superação de desafios e construção de relações saudáveis e positivas.
No nosso trabalho diário, procuramos integrar estas abordagens em todas as atividades escolares e interações, para que as crianças se sintam apoiadas e motivadas a crescer tanto a nível académico como emocional.
Estamos disponíveis para apoiar as famílias em casa com dicas práticas sobre como cultivar o Growth Mindset e outras competências de SEL.
Fiquem atentos às próximas newsletters para mais recursos e informações!