fbpx

Creche e Jardim de Infância

Creche

Procuramos criar um ambiente de aprendizagem positivo e dinâmico, no qual a criança possa aprender de forma lúdica. Promovemos uma relação próxima com a Natureza e consideramos que os espaços exteriores estão plenos de potencialidades no que respeita à imaginação, à curiosidade e à criatividade. Ao mesmo tempo, tal contacto favorece o seu bem-estar geral.

Encorajamos as nossas crianças a valorizarem a sua individualidade, o seu papel na comunidade e no mundo e a desenvolverem um sentido de responsabilidade e de respeito por todos aqueles com quem interagem.

As experiências da criança nos seus primeiros anos de vida são fortemente influenciadas pela qualidade dos cuidados e da atenção que recebem. O período da infância, e em particular os primeiros trinta e seis meses de vida da criança, marcam de forma indelével o seu desenvolvimento físico, afetivo e intelectual.

Flor, 2023 | Head of Early Years

“I trust you”​

As crianças destas faixas etárias revelam uma necessidade fundamental de se moverem em ambientes seguros que garantam o seu desenvolvimento físico e psicológico equilibrado. A construção de uma relação de confiança sólida com o adulto proporcionará à criança o conforto e a oportunidade de crescimento e de exploração do mundo ao seu próprio ritmo de uma forma saudável e feliz.

The child must know that he is a miracle, that since the beginning of the world there hasn’t been, and until the end of the world there will not be, another child like him.

Pablo Casals

"I spy with my little eye"

Através de histórias, jogos, canções, atividades ao ar-livre, movimento, Arte e um conjunto alargado de atividades, as crianças desenvolverão a sua sensibilidade aos sons e ritmos de uma forma, concomitantemente, estruturada, mas que lhes dê a liberdade de explorarem e usarem os seus sentidos.

Neste espaço quem lidera são as crianças e os profissionais de educação encorajam-nas ao invés de as limitar. Esta abordagem oferece às crianças tempo e espaço para brincarem, para se reconectarem com a Natureza e o meio envolvente, para se aventurarem e aprenderem a correr riscos.

À la carte

O Almada International School oferece uma dieta mediterrânica, adaptada à faixa etária de cada criança e ao seu perfil alimentar, de acordo com as mais recentes orientações na matéria. Promovemos hábitos de alimentação saudáveis, tais como a não inclusão de alimentos processados, a redução dos níveis de sal ou a não inclusão de alimentos açucarados. O nosso refeitório dispõe de três opções diárias, procurando assegurar que cada criança possa ter disponível uma opção válida ao almoço e ao lanche. A nossa equipa é também integrada por uma Nutricionista que vai supervisionar todos os nossos menus.

Aconselhamos as famílias a não optarem por uma alimentação processada ou por lanches que contenham frutos secos, açúcar ou com risco de desenvolvimento de alergias.

Twinkle, Twinkle, let’s restart

Acreditamos que o sono é uma das necessidades básicas mais relevantes no processo de desenvolvimento de cada criança.

Assumindo o impacto efetivo que o sono tem nas áreas cognitiva, física e psicológica, não só na primeira infância, mas com efeitos até à idade adulta, trabalharemos de forma próxima com cada família, a fim de garantirmos que todas as necessidades das crianças são acolhidas.

Creche e Jardim de Infância

Jardim de Infância

Procuramos criar um ambiente de aprendizagem positivo e dinâmico, no qual a criança possa aprender de forma lúdica. Promovemos uma relação próxima com a Natureza e consideramos que os espaços exteriores estão plenos de potencialidades no que respeita à imaginação, à curiosidade e à criatividade. Ao mesmo tempo, tal contacto favorece o seu bem-estar geral. Encorajamos as nossas crianças a valorizarem a sua individualidade, o seu papel na comunidade e no mundo e a desenvolverem um sentido de responsabilidade e de respeito por todos aqueles com quem interagem.

Education is not the learning of facts, but the training of the mind to think

Albert Einstein, 1947

Me, myself, and my peers

A sala de aula é vista como um espaço flexível, aberto à mudança e que dá respostas às necessidades das crianças e dos educadores e que permite aos alunos serem os protagonistas do seu próprio conhecimento.

As nossas rotinas proporcionam oportunidades para estabelecimento de diferentes tipos de interação. Apesar de as crianças poderem brincar por si, também podem juntar-se em pequenos grupos e desenvolver projetos de investigação conjuntos com os alunos da mesma ou de outras salas.

I like to move, we like to: move it!

Desejamos oferecer aos nossos alunos um conjunto de experiências e de oportunidades diversificadas nas quais as crianças aprendam como se expressar melhor através do movimento, criando uma autoimagem favorável; como integrar dinâmicas de cooperação e de competitividade salutar; como seguir e obedecer a regras que lhes permitam agir em conjunto; como se organizar para que, em conjunto, atinjam objetivos comuns, aceitando os obstáculos que surjam e adotando uma atitude resiliente.

Estes momentos contribuem para o desenvolvimento da autonomia das crianças, da sua independência e das suas relações sociais. São também uma oportunidade de adotarem um estilo de vida saudável, pela prática de exercício físico e pelo contacto com a Natureza.

#WeAreAllEinstein's&DaVinci's

Os desafios presentes na rotina diária das crianças dos 3 aos 6 anos estão contidos em áreas de conhecimento tão diversas como a Matemática ou as Ciências. Estas áreas de aprendizagem e de conhecimento adquirido nesta fase de Ensino Pré-Escolar serão campo fértil para a promoção da futura aprendizagem nos ciclos de Ensino posteriores.

De facto, pretendemos que, desde cedo, as nossas crianças reflitam, coloquem questões, proponham soluções e discutam perspetivas.

Encorajamos as crianças a desenvolverem o seu pensamento crítico, o seu raciocínio lógico-matemático e a aplicarem o seu conhecimento em situações reais.

We move, we listen,
we embrace, and we grow.

A comunicação, a linguagem e a leitura são competências fundamentais para a vida. Estes domínios permitirão a promoção do desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças, favorecerão as suas relações interpessoais e o seu bem-estar psicológico, a nível individual e coletivo.

The richness of beauty

Os contactos com várias formas de expressão artística influenciam positivamente a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. A Arte tem a capacidade de favorecer a criatividade, a liberdade individual, a curiosidade. Desempenha, por isso, um papel primordial do qual não abdicamos.

Admissões

Inscrições para o ano letivo 2024-25