Atualmente, os ecrãs estão em todo o lado, televisões, tablets, telemóveis e consolas fazem parte do quotidiano. E, embora a tecnologia possa trazer momentos divertidos e até oportunidades de aprendizagem, o seu uso excessivo pode afetar o desenvolvimento das crianças, a forma como se relacionam com os outros e até o tempo de qualidade em família.
Na nossa escola, acreditamos que as crianças não precisam de ecrãs para aprender ou crescer saudavelmente. Pelo contrário, temos testemunhado os incríveis benefícios de uma infância livre de ecrãs, onde a curiosidade, a imaginação e a ligação humana estão no centro de tudo.
A nossa abordagem pedagógica baseia-se em experiências sensoriais sem ecrãs e distrações digitais.
Nos primeiros anos, as crianças aprendem sobretudo através da brincadeira livre, ao ar livre, em contacto com animais, cuidando da natureza e através de experiências práticas. À medida que crescem, continuamos a seguir esta abordagem, apoiada num currículo personalizado e imersivo.
Embora cada criança tenha diferentes níveis de interesse por ambientes digitais ou tecnológicos, a nossa comunidade educativa está preparada para responder às suas necessidades, promovendo sempre experiências equilibradas e saudáveis.
A Tecnologia Tem o Seu Lugar: Mas a Seu Tempo
Isto não significa que a tecnologia não seja importante. É, e muito. A literacia digital é essencial para que as crianças possam crescer bem preparadas para o mundo em que vivemos. Por isso, à medida que os anos escolares avançam, introduzimos o uso da tecnologia de forma gradual, ponderada e adequada à idade de cada criança.

Criar Equilíbrio: Uma Parceria com as Famílias
Não somos contra a tecnologia, mas acreditamos que, nos primeiros anos de vida, os ecrãs não devem ter protagonismo. No Almada, priorizamos actividades ricas e reais, e trabalhamos em conjunto com as famílias para encontrar um equilíbrio saudável em casa.
Através de uma comunicação contínua, eventos para famílias e pequenos projetos, incentivamos menos tempo de ecrã, mais brincadeira ao ar livre, e muitas oportunidades para a criatividade, o movimento e a conexão. Acreditamos numa abordagem comunitária, em que a escola e a casa caminham juntas para apoiar o bem-estar emocional, social e cognitivo das crianças.
Afinal, o Que É o Tempo de Ecrã?
Refere-se a qualquer tempo passado à frente de um ecrã, seja televisão, telemóvel, tablet, computador ou mesmo quando a TV está ligada no fundo, sem ser vista activamente.
Porque é Importante Gerir o Tempo de Ecrã?
Apesar de poder ter algum valor educativo, o uso excessivo de ecrãs está associado a:
- Redução da atenção e dificuldades de concentração
- Atraso no desenvolvimento da linguagem
- Aumento da ansiedade e birras
- Perturbações no sono
- Menor rendimento escolar
- Dificuldades na interacção social e interpretação de emoções
Nem todo o tempo de ecrã é prejudicial, o conteúdo de qualidade, interativo e partilhado com um adulto pode até reforçar aprendizagens. Mas tudo depende do equilíbrio e da intencionalidade com que se utiliza.
A Importância/Benefícios de as crianças se aborrecerem (Sim, É Algo Bom!)
Muitas vezes, usamos ecrãs para evitar o aborrecimento, mas permitir que as crianças fiquem aborrecidas é essencial.
- Estimula a criatividade e a imaginação;
- Promove a auto-reflexão e resiliência;
- Ensina a lidar com a frustração e regular emoções;
- Desenvolve a capacidade de resolução de problemas e pensamento inovador.
Recomendações de Tempo de Ecrã
- Menores de 3 anos: evitar sempre que possível. No máximo 30 min/dia, com supervisão;
- Dos 4 aos 6 anos: máximo 30 min/dia. Ver com um adulto e conversar sobre o conteúdo.
- Dos 7 aos 11 anos: até 1h/dia. Equilibrar com sono, escola e brincadeira ao ar livre.
- Dos 12 aos 15 anos: até 2h/dia. Promover tempo offline e experiências reais.
- A partir dos 16 anos: introduzir redes sociais com responsabilidade e acompanhamento.
Como Criar Hábitos Digitais Saudáveis em Casa
- Definir horários e regras – Estabelecer limites e garantir que os ecrãs são desligados pelo menos uma hora antes de dormir.
- Zonas sem ecrãs – Nada de dispositivos no quarto, à mesa ou durante momentos de convivência familiar.
- Valorizar sempre a qualidade – Apostar em conteúdos educativos e interativos.
- Ver em conjunto – Conversar sobre o que estão a ver e incentivar o pensamento crítico.
- Mais brincadeira ao ar livre – Pelo menos uma hora de atividade física e tempo sem ecrãs todos os dias.
- Evitar TV de fundo – Uma televisão ligada sem necessidade pode afetar o desenvolvimento da linguagem e a atenção.
Sinais de Alerta no Uso de Ecrãs
- Preferir ecrãs ao convívio com outras crianças
- Ansiedade ou frustração quando o ecrã é desligado
- Reage com muita emoção quando o tempo de ecrã é reduzido
- Dificuldade em manter contacto visual ou conversar
- Perde o interesse por atividades for a do mundo digital
Dicas Práticas para Famílias
- Planear com antecedência: “Vamos ver um episódio depois do almoço e desligamos quando acabar.”
- Escolher conteúdos calmos e educativos
- Dar o exemplo – os adultos também devem gerir bem o tempo de ecrã
- Desligar os ecrãs pelo menos uma hora antes de ir dormir, a luz azul dos dispositivos pode afetar o sono.
Sugestões de Conteúdos de TV Calmos e Educativos
- Bluey
- Daniel Tigre
- Curious George
- Kipper
- Trash Truck
- Sarah & Duck
- Nat Geo Kids
- Stella e Sam
- Llama Llama
- Aqui Há Gato
- Guess How Much I Love You
Sugestões de Livros Que Inspiram Conversas
- Uma Família Desligada — Amélie Javaux
- Que Planeta é Este? — Eduarda Lima
- It’s a Book — Lane Smith
Na Nossa Escola: Um Esforço Conjunto
No Almada International School, oferecemos um ambiente livre de ecrãs durante o dia, repleto de exploração sensorial, arte, música, histórias, natureza e muita brincadeira.
Reconhecemos que cada família tem a sua realidade. Por isso, trabalhamos em parceria, oferecendo estratégias práticas para gerir o uso dos ecrãs e apoiar o desenvolvimento saudável das crianças.
Juntos, ajudamos as crianças a construir uma relação equilibrada com a tecnologia, uma relação que cresce com elas, e não que as apressa.
Vamos Brincar Mais
Acreditamos em priorizar o brincar, a criatividade e a interação. Acreditamos estar a passer os valores corretos às nossas crianças, que sejam sempre curiosas e confiantes e bem presentes no mundo real.