Num mundo cada vez mais global, compreendemos a importância de dotar os nossos alunos de competências que os preparem para uma realidade dinâmica e multicultural.
Assim, a presença de um currículo internacional forte e reconhecido como o de Cambridge no nosso colégio permite aos nossos alunos um conjunto de aprendizagens únicas e diferenciadoras. Nesta primeira fase do projeto, enquanto candidatos ao Bilingual Schools Programme, promovido pelo Ministério da Educação, iremos assegurar, desde os Early Years até ao final do 1º ciclo, as aprendizagens do currículo nacional, complementando-as com as competências propostas pelo currículo de Cambridge*.
Acresce a este o facto de a nossa equipa pedagógica comunicar predominantemente em inglês, num contexto que potencia a imersão do aluno numa realidade bilingue. Numa próxima fase, o AIS oferecerá a possibilidade aos seus alunos de, a partir o Year 5, frequentarem o currículo nacional ou o currículo internacional.
*Escola em processo de candidatura à certificação Cambridge.
Creche e Jardim de Infância
Oferecemos um projeto educativo que coloca a criança no centro da ação pedagógica e, por isso, as valências de Creche e de Jardim de Infância merecem o nosso destaque e são consideradas como fundamentais para a felicidade, para o bem-estar e para o sucesso pessoal e académico das crianças.
Na Creche e no Jardim de Infância queremos que todos cresçam seguros, confiantes e livres e ambicionamos a que a sua natural curiosidade seja estimulada. Asseguramos um ambiente bilingue, num contexto imersivo. Para nós, as emoções são tão importantes como a atividade física e o autocuidado das nossas crianças é um aspeto que não descuramos.
Acreditamos, por isso, que o jogo e a exploração ao ar livre são uma parte essencial da aprendizagem e do crescimento.
1.º Ciclo
O mundo atual está cheio de desafios globais e a multiculturalidade é uma realidade que, mais do que constatar, queremos abraçar. Para tal, apresentamos um currículo único que assegura o bilinguismo em contexto imersivo e adota metodologias ativas de aprendizagem, que dão à criança o papel de protagonista na construção do seu saber. Seguindo a matriz curricular nacional, no 1º ciclo, aprofundamo-la e enriquecemo-la com a inclusão de matérias específicas e promovemos a aproximação ao Cambridge International Curriculum.
A literatura e os livros ganham vida nas propostas pedagógicas e nos espaços criados em cada sala, bem como são trabalhadas as competências tecnológicas, artísticas e físico-motoras.
O pensamento crítico, o sentido de comunidade e os valores do respeito, da bondade e da tolerância estarão presentes no nosso quotidiano.